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Revista Eletrônica de Educação
versão impressa ISSN 1982-7199
Resumo
CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de e HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Rev. Elet. Educ. [online]. 2020, vol.14, e4149114. Epub 09-Out-2020. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271994149.
Este escrito, em forma de um ensaio teórico, objetiva problematizar o conceito de indução profissional docente, reflexão desenvolvida em diálogo com a análise sobre as possibilidades e fragilidades que permeiam o começo da carreira docente. O artigo parte da distinção dos termos inserção profissional, professores iniciantes, professores principiantes, professores ingressantes e indução docente, todos articulados ao campo da formação de professores. Neste percurso discute concepções e políticas de indução profissional docente na busca por evidenciar a indução não como uma forma de induzir os professores em início de carreira à continuidade no trabalho docente, mas como um constructo que reconhece e defende a necessidade de que esses professores tenham espaço de formação, acolhimento e acompanhamento de sua atuação profissional. Argumenta-se que o conceito de indução entre nós não pode ser incorporado sem uma compreensão crítica em relação às condições objetivas e subjetivas de trabalho vividas pelos professores, as quais, em muitos países estrangeiros, são bem mais adequadas do que na realidade brasileira. As análises deste ensaio encontram-se sustentadas nos estudos de: Alarcão e Roldão; Cochran-Smith; Lima; Marcelo; Marcelo e Vaillant; Vaillant.
Palavras-chave : Formação de professores; Inserção profissional docente; Indução profissional docente; Trabalho docente.