SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Entomology in the school: what do students think about insects and how to use them as a didactic resource?Academic Project and democratic management in public higher education: the case of UNIFESP - Guarulhos campus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

Print version ISSN 1982-7199

Abstract

RIGO, Rosa Maria; VITORIA, Maria Inês Côrte  and  MOREIRA, José António Marques. Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação. Rev. Elet. Educ. [online]. 2020, vol.14, e3417079.  Epub Apr 13, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993417.

Este relato de experiência tratou de analisar limitações e potencialidades no decorrer do processo de escrita de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Utilizando a análise de conteúdo (BARDIN, 2010), os resultados apontaram como limitações: 1) a escrita de gêneros textuais necessita ser praticada, incentivada regularmente; 2) fomento à cultura leitora se faz urgente desde o ingresso na universidade. Como potencialidades o estudo apontou: 1) a escrita acadêmica pode se tornar elemento importante em processos de engajamento estudantil; 2) a aprendizagem por pares evidenciou a melhoria na escrita dos TCCs; 3) a promoção da aprendizagem ativa auxilia na elaboração do TCC; 4) a atribuição de sentido ao TCC auxilia na autonomia do estudante, desde que amparado em leitura de bons textos de referência.

Keywords : Escrita acadêmica; Ensino superior..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )