SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Education, civilization and capitalist implementation within the State of São PauloSenses, sensibilities and work: the education for action in Italian immigrants experience in Paraná: late of 19th and beginning of 20th author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SILVA, Cristiani Bereta da  and  CUNHA, Maria Teresa Santos. Historiografia catarinense e a escrita da história escolar de Lucas Alexandre Boiteux no início do século XX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.2, pp.551-568.  Epub Dec 06, 2015. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n2-2015-551.

Este artigo discute a escrita de uma história catarinense e sua didatização a partir da obra de Lucas Alexandre Boiteux, no início do século XX. Pertencente a uma família de intelectuais e políticos influentes, esse historiador e militar publicou em 1912 o livro Notas para a História Catarinense, que serviria para divulgar a representação de “um espaço” e de “uma gente” catarinenses. Membro de instituições reconhecidas e legitimadas como lugar da produção historiográfica e acadêmica, ele foi credenciado também para divulgar a história catarinense nas escolas. O livro de 1912 foi adaptado e teve duas edições: uma financiada pelo Estado, em 1920, e outra pela Editora Melhoramentos, em 1930. Pretende-se contribuir para duas ordens de reflexão: uma sobre as relações de aproximação e distanciamento entre a escrita acadêmica e o saber escolar e outra sobre traços de longa duração relativos à nação e suas repercussões na representação de uma história regional.

Keywords : Historiografia catarinense; História escolar; Lucas Alexandre Boiteux.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )