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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

GUIDO, Humberto. A história social da criança: subsídios para a pesquisa historiográfica da infância (1530-1599). Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.2, pp.599-618.  Epub 06-Dez-2015. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n2-2015-599.

Este artigo é a exposição sintética de uma pesquisa situada na confluência da filosofia e da história, mais especificamente da filosofia moderna e da história social, essa indicação não vale como mera delimitação cronológica de um período, o recorte temporal indica um momento em que o sentimento de infância despontou na sociedade ocidental: na Europa burguesa e capitalista. Nem sempre na história da infância essa convergência é adequadamente explorada, porém, é inegável a junção da sociedade burguesa e da economia capitalista por um lado, e, da criança e da sua escolarização por outro lado. Há uma trajetória comum, que teve início no humanismo renascentista e culminou no ensino público estatal obrigatório conquistado no final do século XIX e que se tornou efetivo no século XX. A discussão se detém no começo desse processo, quando infância e escola ainda não formavam uma unidade inquebrável, para tanto, no primeiro momento é analisada a contribuição de Erasmo para a escolarização da criança, posteriormente, é apresentado o processo de expansão dos colégios por intermédio da obra educativa dos jesuítas.

Palavras-chave : infância; escola; humanismo; Erasmo de Roterdã; Ratio studiorum.

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