Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de História da Educação
versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
GONDRA, José Gonçalves e SILY, Paulo Rogério Marques. Na Rota do Progresso: Representações a Respeito da Instrução Pública na Argentina (1879). Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.3, pp.733-751. Epub 23-Set-2024. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v14n3-2015-733.
A reflexão sobre fontes, condições de produção e usos por parte dos historiadores adquiriu maior legitimidade nos últimos anos, constituindo-se em questão obrigatória para estudos da área. Nes- se artigo, examinamos um dos livros-relatórios da coleção produzida por Célestin Hippeau nos anos de 1870, com base em dois ângulos. O primeiro remete aos próprios discursos do relator, observando-se estrutura, gênero narrativo e efeitos pretendidos. Outro aborda representações a respeito da instrução pública em nove países. Deste conjunto, analisamos a experiência argentina, tomando por base questões associadas à liberdade, gratuidade, obrigatoriedade, secularização e hi- gienização das escolas; condição que permitiu perceber a circulação e legitimação de determinados modelos de instrução no século XIX.
Palavras-chave : Historiografia; Célestin Hippeau; Argentina; Instrução Pública; América Latina.