SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Las raíces discursivas de la comunidad: una genealogía del currículoO leitor, o escriba, o pensador: um olhar crítico sobre a história da instrução da leitura e da escrita nos Estados Unidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CLARK, J. Spencer. The Development of Civic Education in the United States, 1880-1930: Continuity and/or Change (Bilingual edition: English/Portuguese). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.40-107. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-3.

O desenvolvimento da educação cívica nos Estados Unidos foi um projeto curricular complexo que capturou o interesse de muitas entidades econômicas, sociais, políticas e educacionais. Um dos primeiros períodos em que se definiu a educação cívica ocorreu durante a chamada Era Progressista Americana, quando as cidades e as escolas tiveram que se adaptar ao influxo populacional, com a vinda de imigrantes, que provocou fervor e debate a respeito do currículo e possibilitou que a educação cívica se tornasse uma pedra angular no currículo de estudos sociais nos ciclos primário e secundário. O debate envolvendo o currículo da educação para o civismo contemplou primordialmente visões assimilacionistas e culturalmente pluralistas com relação aos estudantes imigrantes. O presente artigo abordará essas duas perspectivas da educação cívica, com exemplos de dois educadores dessa temática como representantes de cada visão, os quais moldaram para sempre a educação cívica nos Estados Unidos. As implicações deste artigo focalizarão as contribuições duradouras de um desses educadores, a saber, Laura Donnan.

Palabras clave : Educação Cívica; Americanização; Pluralismo Cultural; Ensino de Estudos Sociais; Cidadania.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )