SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The Reader, the Scribe, the Thinker: A Critical Look at the History of American Reading and Writing InstructionChallenging the Gaze: The Subject of Attention and a 1915 Montessori Demonstration Classroom (Bilingual edition: English/Portuguese) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SANTOS, Ivanete Batista dos. O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do Século XX: investigação sobre uma alteração de padrão disciplinar. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.141-165. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-5.

Neste texto, é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou compreender debate(s) que ocorreram nos Estados Unidos durante as primeiras décadas do século XX, para identificar propostas que pudessem caracterizar padrões disciplinares para o ensino de Matemática. A partir de Warde (2003) foi adotada para fim estrito deste trabalho o sentido etimológico da palavra padrão, como sinônimo de modelo, arquétipo. Foi utilizado como fonte periódicos que circulavam a época nos Estados Unidos e livros de autoria de Edward Lee Thorndike. Constatou-se a partir das fontes examinadas a existência de duas propostas, uma que versava sobre uma organização de conteúdos baseada na teoria da disciplina mental e uma alicerçada em princípios da psicologia conexionista de Thorndike.

Keywords : Ensino de Matemática nos Estados Unidos; Teoria da Disciplina Mental Edward Lee Thorndike; Conexionismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )