SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O leitor, o escriba, o pensador: um olhar crítico sobre a história da instrução da leitura e da escrita nos Estados UnidosDesafiando la mirada: El sujeto de la atención y una clase de demostración de Montessori, 1915. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SANTOS, Ivanete Batista dos. O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do Século XX: investigação sobre uma alteração de padrão disciplinar. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.141-165. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-5.

Neste texto, é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou compreender debate(s) que ocorreram nos Estados Unidos durante as primeiras décadas do século XX, para identificar propostas que pudessem caracterizar padrões disciplinares para o ensino de Matemática. A partir de Warde (2003) foi adotada para fim estrito deste trabalho o sentido etimológico da palavra padrão, como sinônimo de modelo, arquétipo. Foi utilizado como fonte periódicos que circulavam a época nos Estados Unidos e livros de autoria de Edward Lee Thorndike. Constatou-se a partir das fontes examinadas a existência de duas propostas, uma que versava sobre uma organização de conteúdos baseada na teoria da disciplina mental e uma alicerçada em princípios da psicologia conexionista de Thorndike.

Palabras clave : Ensino de Matemática nos Estados Unidos; Teoria da Disciplina Mental Edward Lee Thorndike; Conexionismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )