SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The teaching of Mathematics in the United States in the first decades of the 20th century: study on a change of disciplinary standardThe International Institute of the Teachers College, Columbia University, as the epicenter of internationalization in the educational field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SOBE, Noah W.. Desafiando o Olhar: O sujeito da atenção e uma sala de aula de demonstração montessoriana, 1915. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.166-189. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-6.

A atenção da criança, como essa atenção é fundamentada, e de que maneira a atenção funciona como campo para intervenção pedagógica são centrais para a compreensão da escolarização moderna. Este artigo examina a "atenção" como um objeto de conhecimento relacionado com a organização e gestão de indivíduos. Destaco o que podemos aprender a respeito da atenção por meio do estudo de uma sala de aula montessoriana, instalada com paredes de vidro, e exposta publicamente na Feira Mundial de São Francisco, em 1915. A pedagogia da atenção exposta e o espectador da sala de aula oferecem uma oportunidade de repensar a forma como poder e subjetividade agem na formação de atrações humanas. Defendo que pensar a partir de Montessori, oferece importantes e relevantes sugestões para investigações atuais sobre atenção. A sala de aula de demonstração de 1915 pode nos ajudar a teorizar sobre atenção nas normalizações e práticas governamentais. Este estudo específico sobre como a atenção funciona em um local tem implicações para as teorias de aprendizagem tátil e para a analítica de poder a serem utilizadas em estudos de atenção.

Keywords : Atenção; Pedagogia; Montessori, Maria; Educação Infantil; Poder; Ensino Baseado no Objeto.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )