SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1La enseñanza de las Matemáticas en los Estados Unidos en las primeras décadas del Siglo XX: investigación sobre una enmienda a la norma disciplinariaEl Internacional Instituto del Colégio de Profesores, Columbia University, como epicentro de la internacionalización del campo educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SOBE, Noah W.. Desafiando o Olhar: O sujeito da atenção e uma sala de aula de demonstração montessoriana, 1915. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.166-189. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-6.

A atenção da criança, como essa atenção é fundamentada, e de que maneira a atenção funciona como campo para intervenção pedagógica são centrais para a compreensão da escolarização moderna. Este artigo examina a "atenção" como um objeto de conhecimento relacionado com a organização e gestão de indivíduos. Destaco o que podemos aprender a respeito da atenção por meio do estudo de uma sala de aula montessoriana, instalada com paredes de vidro, e exposta publicamente na Feira Mundial de São Francisco, em 1915. A pedagogia da atenção exposta e o espectador da sala de aula oferecem uma oportunidade de repensar a forma como poder e subjetividade agem na formação de atrações humanas. Defendo que pensar a partir de Montessori, oferece importantes e relevantes sugestões para investigações atuais sobre atenção. A sala de aula de demonstração de 1915 pode nos ajudar a teorizar sobre atenção nas normalizações e práticas governamentais. Este estudo específico sobre como a atenção funciona em um local tem implicações para as teorias de aprendizagem tátil e para a analítica de poder a serem utilizadas em estudos de atenção.

Palabras clave : Atenção; Pedagogia; Montessori, Maria; Educação Infantil; Poder; Ensino Baseado no Objeto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )