SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do Século XX: investigação sobre uma alteração de padrão disciplinarO International Institute do Teachers College, Columbia University, como epicentro da internacionalização do campo educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SOBE, Noah W.. Desafiando o Olhar: O sujeito da atenção e uma sala de aula de demonstração montessoriana, 1915. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.166-189. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-6.

A atenção da criança, como essa atenção é fundamentada, e de que maneira a atenção funciona como campo para intervenção pedagógica são centrais para a compreensão da escolarização moderna. Este artigo examina a "atenção" como um objeto de conhecimento relacionado com a organização e gestão de indivíduos. Destaco o que podemos aprender a respeito da atenção por meio do estudo de uma sala de aula montessoriana, instalada com paredes de vidro, e exposta publicamente na Feira Mundial de São Francisco, em 1915. A pedagogia da atenção exposta e o espectador da sala de aula oferecem uma oportunidade de repensar a forma como poder e subjetividade agem na formação de atrações humanas. Defendo que pensar a partir de Montessori, oferece importantes e relevantes sugestões para investigações atuais sobre atenção. A sala de aula de demonstração de 1915 pode nos ajudar a teorizar sobre atenção nas normalizações e práticas governamentais. Este estudo específico sobre como a atenção funciona em um local tem implicações para as teorias de aprendizagem tátil e para a analítica de poder a serem utilizadas em estudos de atenção.

Palavras-chave : Atenção; Pedagogia; Montessori, Maria; Educação Infantil; Poder; Ensino Baseado no Objeto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )