SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Os primeiros tempos de escola evangélica-luterana em Lomba Grande/RS (1834-1881)Problematizar o tradicional para encontrar o novo: o ensino de História no quadro das tendências historiográficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MAGALHAES, Justino. Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.275-298. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-11.

Este texto tem como temática de fundo a representação da educação, particularmente a escrita da educação. Como representação da educação e senhores da escrita, emergem o intelectual e os intelectuais. O texto começa por abordar a educação-instituição, após o que é apresentada uma epistemologia centrada na relação entre os intelectuais e a educação-instituição, congregando as noções de intelectividade, educabilidade, historicidade. Na parte final, depois de uma incursão interdisciplinar e de uma perspectiva histórico-pedagógica sobre os contextos de inovação e regimentação escolares, apresento um contributo da história da educação para o conhecimento dos intelectuais na educação. Tomam-se como referências a proposta portuguesa Bases para a Solução dos Problemas da Educação Nacional, subscrita pelos intelectuais da Seara Nova, e os manifestos brasileiros O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados (1959).

Palavras-chave : Escrita da Educação; Intelectuais; História da Educação; Intelectividade; Educabilidade; Historicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )