SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Intelectuales e Historia de la Educación en Portugal y BrasilLibros para la educación primaria homogénea (Rio Grande do Norte, Siglo XIX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. Problematizar o tradicional para encontrar o novo: o ensino de História no quadro das tendências historiográficas. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.299-322. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-12.

O escrito problematiza o tema do ensino de História tradicional numa perspectiva teórica oferecida pelas pesquisas da história da disciplina e sua relação com memória. Percorrendo a história da educação brasileira no século XIX, reconhece o campo institucional da memória que configura os conteúdos a serem ensinados como História escolar por meio de manuais didáticos e sugeri que a problemática da memória não se limita a questão de caráter pedagógico, mas envolve aspectos teóricos que se ligam ao campo historiográfico e ao campo da epistemologia da história.

Palabras clave : Ensino de História; Memória; História da Disciplina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )