SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Intelectuais e história da educação em Portugal e BrasilLivros escolares à educação primária homogênea (Rio Grande do Norte, Século XIX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. Problematizar o tradicional para encontrar o novo: o ensino de História no quadro das tendências historiográficas. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.299-322. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-12.

O escrito problematiza o tema do ensino de História tradicional numa perspectiva teórica oferecida pelas pesquisas da história da disciplina e sua relação com memória. Percorrendo a história da educação brasileira no século XIX, reconhece o campo institucional da memória que configura os conteúdos a serem ensinados como História escolar por meio de manuais didáticos e sugeri que a problemática da memória não se limita a questão de caráter pedagógico, mas envolve aspectos teóricos que se ligam ao campo historiográfico e ao campo da epistemologia da história.

Palavras-chave : Ensino de História; Memória; História da Disciplina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )