SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Discuss the traditional to find new: school History in the framework of trends historiographicalA comparative analysis of organic educational reforms of the sixties and nineties in Argentina. Transformation or trends consolidation? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

ARAUJO, Marta Maria de  and  FIGUEIREDO, Franselma Fernandes de. Livros escolares à educação primária homogênea (Rio Grande do Norte, Século XIX). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.323-347. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-13.

No século XIX, as mensagens dos presidentes da Província do Rio Grande do Norte e os relatórios dos diretores-gerais da Instrução Pública, principalmente (corpus documental do trabalho) revelam uma sistemática aquisição de livros escolares destinados à educação primária. Centrado no século XIX no Rio Grande do Norte e na cidade de Caicó, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da uniformidade formativa do aluno da educação primária, propiciada pela admissão do livro escolar impresso, reconhecido nacionalmente. Para análise do corpus documental, utilizamos o entendimento de Choppin (2004), ou seja, o livro escolar considerado objeto cultural, situado na interseção de regras do poder político, da pedagogia, da produção editorial e sociedade da escolarização. Em termos de conclusões, as autoridades políticas e educacionais do Rio Grande do Norte estavam plenamente convencidas de que a obrigatoriedade do livro escolar impresso, reconhecido nacionalmente, uniformizava não somente a educação pública, mas, necessariamente, ordenava uma uniformidade formativa do aluno da educação primária.

Keywords : Livros Escolares; Século XIX; Rio Grande do Norte; Caicó.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )