SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Preguntar el tradicional para encontrar el nuevo: enseñanza de la Historia en el marco de las tendencias historiográficasUn análisis comparativo de las reformas educativas orgánicas de los años sessenta y noventa en Argentina. ¿Transformación o consolidación de tendencias? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ARAUJO, Marta Maria de  y  FIGUEIREDO, Franselma Fernandes de. Livros escolares à educação primária homogênea (Rio Grande do Norte, Século XIX). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.323-347. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-13.

No século XIX, as mensagens dos presidentes da Província do Rio Grande do Norte e os relatórios dos diretores-gerais da Instrução Pública, principalmente (corpus documental do trabalho) revelam uma sistemática aquisição de livros escolares destinados à educação primária. Centrado no século XIX no Rio Grande do Norte e na cidade de Caicó, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da uniformidade formativa do aluno da educação primária, propiciada pela admissão do livro escolar impresso, reconhecido nacionalmente. Para análise do corpus documental, utilizamos o entendimento de Choppin (2004), ou seja, o livro escolar considerado objeto cultural, situado na interseção de regras do poder político, da pedagogia, da produção editorial e sociedade da escolarização. Em termos de conclusões, as autoridades políticas e educacionais do Rio Grande do Norte estavam plenamente convencidas de que a obrigatoriedade do livro escolar impresso, reconhecido nacionalmente, uniformizava não somente a educação pública, mas, necessariamente, ordenava uma uniformidade formativa do aluno da educação primária.

Palabras clave : Livros Escolares; Século XIX; Rio Grande do Norte; Caicó.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )