SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Problematizar o tradicional para encontrar o novo: o ensino de História no quadro das tendências historiográficasUma análise comparativa das reformas educativas orgânicas dos anos sesenta e noventa na Argentina. Transformação ou consolidação de tendencias? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ARAUJO, Marta Maria de  e  FIGUEIREDO, Franselma Fernandes de. Livros escolares à educação primária homogênea (Rio Grande do Norte, Século XIX). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.323-347. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-13.

No século XIX, as mensagens dos presidentes da Província do Rio Grande do Norte e os relatórios dos diretores-gerais da Instrução Pública, principalmente (corpus documental do trabalho) revelam uma sistemática aquisição de livros escolares destinados à educação primária. Centrado no século XIX no Rio Grande do Norte e na cidade de Caicó, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da uniformidade formativa do aluno da educação primária, propiciada pela admissão do livro escolar impresso, reconhecido nacionalmente. Para análise do corpus documental, utilizamos o entendimento de Choppin (2004), ou seja, o livro escolar considerado objeto cultural, situado na interseção de regras do poder político, da pedagogia, da produção editorial e sociedade da escolarização. Em termos de conclusões, as autoridades políticas e educacionais do Rio Grande do Norte estavam plenamente convencidas de que a obrigatoriedade do livro escolar impresso, reconhecido nacionalmente, uniformizava não somente a educação pública, mas, necessariamente, ordenava uma uniformidade formativa do aluno da educação primária.

Palavras-chave : Livros Escolares; Século XIX; Rio Grande do Norte; Caicó.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )