SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Libros para la educación primaria homogénea (Rio Grande do Norte, Siglo XIX)El Curso Superior de Cultura Pedagógica (1928-1930) como estrategia de formación de profesores y difusión de la escuela activa en las escuelas capixabas. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

LUCA, Romina de  y  ALVAREZ PRIETO, Natalia. Uma análise comparativa das reformas educativas orgânicas dos anos sesenta e noventa na Argentina. Transformação ou consolidação de tendencias?. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.378-397. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-14.

Neste trabalho são analisadas, comparativamente, dois momentos centrais de transformação educativa na Argentina: o processo de reforma inaugurado pela Lei Orgânica de Educação (1968-1971) e a promulgação da Lei Federal de Educação (1993). Ambos os momentos viabilizaram processos de reforma orgânica que afetaram os diferentes níveis educativos e a totalidade dos aspectos da vida escolar (estrutura do sistema, currículo, avaliação, normas disciplinares etc.). Com vistas a alcançar os objetivos propostos, examinam-se distintas fontes documentais: legislação, normas educacionais, documentos escolares e informes elaborados por organismos oficiais. A partir da análise destas fontes, pôde-se observar que a reforma levada a cabo nos anos sessenta buscava consolidar uma série de tendências que se desenvolviam desde 1955, tais como a descentralização educativa e a regionalização curricular. Mais, ainda que a reforma tenha sido desarticulada em pouco tempo, suas marcas permanecerão nos processos de transformação educativa posteriores, como foi o caso da promulgação da Lei Federal da década de noventa do Século XX.

Palabras clave : Reforma da Educação; Argentina; Análise Comparativa; História da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )