SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Un análisis comparativo de las reformas educativas orgánicas de los años sessenta y noventa en Argentina. ¿Transformación o consolidación de tendencias?Rastros de una cultura escolar: los espacios escolares de la Escola de Engenharia Industrial (1954-1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BERTO, Rosianny Campos  y  SIMOES, Regina Helena Silva. O Curso Superior de Cultura Pedagógica (1928-1930) como estratégia de formação de professores e difusão da escola ativa nas escolas capixabas. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.398-421. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-15.

Analisa, no conjunto da reforma educacional liderada pelo secretário da instrução pública capixaba Attílio Vivacqua (1928-1930), a articulação do Curso Superior de Cultura Pedagógica (CSCP) e da Escola Activa de Ensaio (EAE), como estratégia adotada para formar professores em serviço. Utiliza como fontes mensagens de governo, relatórios da Secretaria de Instrução, o compêndio Pedagogia scientifica de Pedro Deodato de Moraes (diretor do CSCP), o livro Cooperação e extensão cultural, trabalho final defendido por Garcia de Rezende - assessor de Vivacqua e aluno do curso - e matérias publicadas na imprensa local. No entrecruzamento dessas fontes, problematiza o CSCP e a EAE como elementos estratégicos de formação docente, tensionada por relações de força desenhadas na cena político-educacional capixaba ao final da década de 1920.

Palabras clave : Formação de Professores; Escola Ativa; Espírito Santo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )