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Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ROMANO, Antonio. Escola Nova e o Ensino Secundário no Uruguai (1939-1963). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.468-491. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-2.

Neste artigo pretende-se analizar a relação entre o movimiento autodenominado “Escola Nova” e as mudanças implementadas no Ensino Secundário no Uruguai, em um período que abrange pouco mais de duas décadas. Durante estes anos é possível identificar a proposta de alguns atores deste subsistema de produzir uma aproximação com os novos metódos de ensino. O ponto de partida é o ano de 1939, pois que nesse ano teve início a publicação de uma revista que teve como mote a reforma do Ensino Secundário em concordância com as novas tendencias pedagógicas. Concluimos o trabalho com a implementação do plano piloto, em 1963, do Ensino Secundário, no qual se pode perceber a influência das ideias e das propostas que foram discutidas nas décadas anteriores.

Palabras clave : Escola Nova; Ensino Secundário; Reformas.

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