SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Escola Nova (New School) and Secondary Education in Uruguay (1939-1963)The educational innovations in Brazilian secondary school in 1950s/1960s: notes about Classes Integrais of Colégio Estadualdo Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

VIEIRA, Letícia  and  DALLABRIDA, Norberto. Classes experimentais no Ensino Secundário: o pioneirismo de Luis Contier (1951-1961). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.492-519. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-3.

Este trabalho se propõe a compreender o pioneirismo de Luís Contier na implantação das classes experimentais no ensino secundário brasileiro na década 1951-1961, colocando o foco sobre a experiência liderada por ele no Instituto Alberto Conte e apropriada das classes nouvelles. De outra parte, explora o uso dessa experiência escolar pela Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação, que viabilizou a prescrição legal de classes experimentais no ensino secundário a partir de 1959. Para tanto, lê-se a cultura escolar a partir dos conceitos de estratégia e tática de Michel de Certeau, utilizando como fontes textos manuscritos, matérias de jornais e documentos do Instituto de Educação Alberto Conte e do Ministério da Educação e Cultura.

Keywords : Classes Experimentais; Ensino Secundário; Luis Contier.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )