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Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VIEIRA, Letícia  y  DALLABRIDA, Norberto. Classes experimentais no Ensino Secundário: o pioneirismo de Luis Contier (1951-1961). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.492-519. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-3.

Este trabalho se propõe a compreender o pioneirismo de Luís Contier na implantação das classes experimentais no ensino secundário brasileiro na década 1951-1961, colocando o foco sobre a experiência liderada por ele no Instituto Alberto Conte e apropriada das classes nouvelles. De outra parte, explora o uso dessa experiência escolar pela Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação, que viabilizou a prescrição legal de classes experimentais no ensino secundário a partir de 1959. Para tanto, lê-se a cultura escolar a partir dos conceitos de estratégia e tática de Michel de Certeau, utilizando como fontes textos manuscritos, matérias de jornais e documentos do Instituto de Educação Alberto Conte e do Ministério da Educação e Cultura.

Palabras clave : Classes Experimentais; Ensino Secundário; Luis Contier.

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