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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. As inovações pedagógicas do Ensino Secundário brasileiro nos anos 1950/1960: apontamentos sobre as classes integrais do Colégio Estadual do Paraná. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.520-539. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-4.

Este texto apresenta algumas questões sobre as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná, uma das propostas de inovação pedagógica do ensino secundário brasileiro realizadas entre os anos finais da década de 1950 e meados dos 1960. Localizando a experiência desenvolvida em solo paranaense no conjunto das demais iniciativas de alcance nacional que atenderam pela denominação Classes Experimentais, são evidenciadas algumas das particularidades das Classes Integrais ressaltando as contribuições para o atendimento das demandas necessárias a transformação do ensino secundário, em especial, quanto à democratização do acesso a esse nível de ensino e a necessidade de deixar de ser exclusividade às classes mais abastadas. As Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná procuraram desenvolver um currículo adaptado às condições dos alunos e às solicitações de uma sociedade democrática em crescente fase de industrialização, urbanização e modificada pelas novas descobertas científicas.

Palavras-chave : Ensino Secundário; Inovações Pedagógicas; Classes Integrais.

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