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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

BIZZOCCHI, Carlos Eduardo. Educação renovada no Estado de São Paulo: a experiência pioneira do ensino continuado e as práticas escolares do Experimental da Lapa (1961-1971). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.540-558. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-5.

O “Experimental da Lapa” foi uma das referências em ensino experimental entre as diversas iniciativas da década de 1960 e 70 no Estado de São Paulo, principalmente a partir da instalação das classes experimentais. A instituição, com origem em 1939, é historicamente inovadora e forjada a partir da escola nova e de suas derivações. Durante o período pesquisado testou o ensino continuado de oito anos que em 1971 foi estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases como ensino de 1º grau. Sem nunca abandonar as práticas renovadoras que o caracterizaram, o “Experimental da Lapa” forjou-se numa somatória de modelos, gerando uma experiência ímpar com identidade própria.

Palavras-chave : Experimental da Lapa; Classes Experimentais; Escola Nova.

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