SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2El Movimiento de la Escuela Nueva, Clases Experimentales y Ginásios Vocacionais (1958-1970)El mito del Ruralismo Pedagógico - su concreción en los ritos vividos en la Escuela Normal Rural de Juazeiro del Norte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CHIZZOTTI, Antonio. História e atualidade das Ciências Humanas e Sociais. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.599-613. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-8.

Este artigo faz um retrospecto histórico das ideias e dos autores que construíram os fundamentos científicos das ciências humanas e trouxeram contribuições inovadoras, revelando a relevância e a atualidade dessas ciências para compreender as dimensões científicas e sociais da vida humana. O texto elege, em cada período, novos produtos e concepções que abalaram a pertinência de teorias dominantes e, graças às ciências humanas, foram revelados novos horizontes para a construção da existência humana. Se, em alguns redutos institucionais, a obsessão da utilidade e a exacerbação da competição dão pouca relevância às ciências humanas, urge reafirmar quanto elas foram e são, hoje, indispensáveis para a construção da diversidade da vida. E, em tempo de um mundo globalizado, são convocadas a abrir caminhos para compreender e atuar na realização universal da vida.

Palabras clave : Ciências Humanas; História; Atualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )