SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2History and presentness of Human and Social SciencesSchool groups and Body Schooling (Escolarização de Corpos) at the beginning of the 20th Century in Rio Grande do Norte, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano  and  VARELA, Sarah Bezerra Luna. O mito do Ruralismo Pedagógico - sua concretização nos ritos vivenciados na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.614-633. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-9.

O estudo sobre a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte (ENRJN), cujo recorte temporal foi os anos de 1934 a 1939, objetiva estabelecer relação entre o mito, os ritos vivenciados e as práticas associadas ao conceito de Ruralismo Pedagógico. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na relação entre mito e realidade segundo Roland Barthes e Mircea Eliade como também na perspectiva de micro-história, baseada em Carlo Ginzburg. Assim, compreende-se ter a ENRJN formulado uma maneira de lidar com o ideal do Ruralismo Pedagógico, indo além dos aspectos de formação profissional e constituindo-o um mito, por meio dos discursos elaborados e das práticas vivenciadas.

Keywords : Mitos; Ritos; Escola Normal Rural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )