SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Historia y actualidad de las Ciencias Humanas y SocialesGrupos escolares y la Escolarización de cuerpos en el inicio el Siglo XX en Rio Grande del Norte, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano  y  VARELA, Sarah Bezerra Luna. O mito do Ruralismo Pedagógico - sua concretização nos ritos vivenciados na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.614-633. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-9.

O estudo sobre a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte (ENRJN), cujo recorte temporal foi os anos de 1934 a 1939, objetiva estabelecer relação entre o mito, os ritos vivenciados e as práticas associadas ao conceito de Ruralismo Pedagógico. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na relação entre mito e realidade segundo Roland Barthes e Mircea Eliade como também na perspectiva de micro-história, baseada em Carlo Ginzburg. Assim, compreende-se ter a ENRJN formulado uma maneira de lidar com o ideal do Ruralismo Pedagógico, indo além dos aspectos de formação profissional e constituindo-o um mito, por meio dos discursos elaborados e das práticas vivenciadas.

Palabras clave : Mitos; Ritos; Escola Normal Rural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )