SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2História e atualidade das Ciências Humanas e SociaisGrupos escolares e a Escolarização de corpos no início do Século XX no Rio Grande do Norte, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano  e  VARELA, Sarah Bezerra Luna. O mito do Ruralismo Pedagógico - sua concretização nos ritos vivenciados na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.614-633. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-9.

O estudo sobre a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte (ENRJN), cujo recorte temporal foi os anos de 1934 a 1939, objetiva estabelecer relação entre o mito, os ritos vivenciados e as práticas associadas ao conceito de Ruralismo Pedagógico. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na relação entre mito e realidade segundo Roland Barthes e Mircea Eliade como também na perspectiva de micro-história, baseada em Carlo Ginzburg. Assim, compreende-se ter a ENRJN formulado uma maneira de lidar com o ideal do Ruralismo Pedagógico, indo além dos aspectos de formação profissional e constituindo-o um mito, por meio dos discursos elaborados e das práticas vivenciadas.

Palavras-chave : Mitos; Ritos; Escola Normal Rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )