SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The myth of the Pedagogical Ruralism - its implementation in rites experienced in the Rural Normal School of Juazeiro do NorteJohn Dewey: from the point of secular humanist versus Christian humanism, according to the thought of Dr. Jaime Caiceo Escudero author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

AZEVEDO, Crislane Barbosa  and  SANTOS, Rosa Milena. Grupos escolares e a Escolarização de corpos no início do Século XX no Rio Grande do Norte, Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.634-657. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-10.

Neste artigo discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram implantados com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do início do século XX.

Keywords : Grupo Escolar; Exercícios Físicos; Ginástica; Exercícios Calistênicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )