SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2El mito del Ruralismo Pedagógico - su concreción en los ritos vividos en la Escuela Normal Rural de Juazeiro del NorteJohn Dewey: desde el punto humanista laico versus humanismo cristiano, según el pensamiento del Dr. Jaime Caiceo Escudero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

AZEVEDO, Crislane Barbosa  y  SANTOS, Rosa Milena. Grupos escolares e a Escolarização de corpos no início do Século XX no Rio Grande do Norte, Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.634-657. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-10.

Neste artigo discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram implantados com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do início do século XX.

Palabras clave : Grupo Escolar; Exercícios Físicos; Ginástica; Exercícios Calistênicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )