SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O mito do Ruralismo Pedagógico - sua concretização nos ritos vivenciados na Escola Normal Rural de Juazeiro do NorteJohn Dewey: desde o ponto humanista laico versus o humanismo cristão, segundo o pensamento de Jaime Caiceo Escudero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

AZEVEDO, Crislane Barbosa  e  SANTOS, Rosa Milena. Grupos escolares e a Escolarização de corpos no início do Século XX no Rio Grande do Norte, Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.634-657. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-10.

Neste artigo discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram implantados com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do início do século XX.

Palavras-chave : Grupo Escolar; Exercícios Físicos; Ginástica; Exercícios Calistênicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )