SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Grupos escolares y la Escolarización de cuerpos en el inicio el Siglo XX en Rio Grande del Norte, BrasilLa Escuela Normal de Ouro Preto - una ruta marcada por crisis y reestructuraciones (1835-1852) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SOCIAS-MUNOZ, Estela. John Dewey: desde o ponto humanista laico versus o humanismo cristão, segundo o pensamento de Jaime Caiceo Escudero. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.658-678. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-11.

Com base nas investigações realizadas por Jaime Caiceo Escudero, Doutor em Ciências da Educação, sobre o pensamento pedagógico no Chile no Século XX, pretende-se descrever a pedagogia da Escola Nova no Chile, país no qual ocorreu uma experiência notável, desde que se introduziram as ideias humanistas laicas de John Dewey, desde o início do Século XX. Assim, será analisado seu pensamento pedagógico a partir do humanismo laico, para logo estudar o mesmo pensamento desde o humanismo cristão, a partir do Padre Alberto Hurtado, s. j., que sustentava a necessidade de reconciliar o catolicismo com a Modernidade liberal educativa. Será observada a relação entre o laicismo e o catolicismo educativos, no qual Hurtado utilizou-se da pedagogia de Dewey para ajudar às crianças a descobrir a lei moral, deixando claramente estabelecido o valor absoluto da verdade revelada e o que era conciliável com a pedagogia do pensador norteamericano. Será demonstrado que o antagonismo nas crenças religiosas não se contrapõe nos aspectos fundamentais da Filosofia da Educação e que é possível ser abordada desde seus respectivos enfoques.

Palabras clave : Escola Nova no Chile; Pensamento Humanista de Dewey; Pensamento de Dewey e de Hurtado em Caiceo; Relação entre Laicismo e Catolicismo Educativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )