SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2John Dewey: desde el punto humanista laico versus humanismo cristiano, según el pensamiento del Dr. Jaime Caiceo EscuderoDisfraces de igualdad: uniformes escolares y democratización en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

JARDILINO, José Rubens Lima  y  PEDRUZZI, Jumara Seraphim. A Escola Normal de Ouro Preto - um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.679-699. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-12.

O presente artigo possui como finalidade entender, por meio de análise documental, o funcionamento da Escola Normal de Ouro Preto, do ato de sua criação em 1835, à suspensão de suas atividades pela segunda vez em 1852. O foco da análise será mais especificamente para seus momentos de crises e reestruturações. Pela análise dos dados concluiu-se que a instabilidade do instituto no recorte indicado se deu, principalmente, devido à ineficiência dos métodos de ensino adotados, a falta de docentes qualificados, e a alegada escassez de recursos financeiros governamentais destinados ao seu funcionamento. No entanto, não é possível deixar de considerar a pertinência da Escola Normal de Ouro Preto como uma das primeiras tentativas efetivas de se construir uma formação específica para o docente primário em Minas Gerais.

Palabras clave : Escola Normal de Ouro Preto; Formação Docente; Minas Gerais; Século XIX.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )