SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Fantasias da igualdade: uniformes escolares e democratização no BrasilA educação dos escravos e libertos no Brasil: vestígios esparsos do domínio do ler, escrever e contar (Séculos XVI a XIX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MOREIRA, Kênia Hilda. Os livros didáticos de História do Brasil para o Ensino Secundário na Era Vargas: entre autores, didáticas e programas curriculares. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.723-742. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-14.

Objetiva-se analisar o livro didático de História do Brasil destinado ao ensino secundário na Era Vargas com ênfase para as relações entre autores, didáticas e programas curriculares, na perspectiva da história da educação. Para tanto, apresenta-se uma análise de conteúdos e das concepções pedagógicas em relação a dois autores e seus respectivos títulos didáticos. Constatou-se na pesquisa algumas particularidades sobre os livros didáticos nesse período: O “método renovado” se sobressai enquanto conteúdo didático pedagógico; algumas abordagens no livro didático antecedem os programas curriculares; e a presença de trechos de discursos do presidente Getúlio Vargas reforçam a valorização da "Revolução de Outubro de 1930” nos referidos livros. O que nos permite concluir, em conformidade com Choppin (1992), que o livro didático como instrumento pedagógico inscrito em uma longa tradição, é inseparável das condições de ensino de seu tempo.

Palavras-chave : História do Brasil; Era Vargas; Ensino Secundário; Livro Didático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )