SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Los libros didácticos de Historia del Brasil para la Enseñanza Secundaria en la Era Vargas: entre autores, didácticas y programas curricularesTrajetória histórico-normativa das políticas curriculares da educação profissional técnica de nível médio: de 1996 a 2008 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BASTOS, Maria Helena Camara. A educação dos escravos e libertos no Brasil: vestígios esparsos do domínio do ler, escrever e contar (Séculos XVI a XIX). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.743-768. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-15.

O presente texto analisa diversos indícios de estratégias e dispositivos que envolveram a instrução/escolarização dos escravos e dos libertos, no período colonial e imperial no Brasil (1500-1889). Enfoca, especialmente no século XIX, exemplos de escravos e libertos que aprenderam a ler, escrever e contar, alguns chegando ao ensino superior e tornando-se docentes, expressando suas ideias pela imprensa. Para falar sobre esse tema, precisamos ter em mente que ser escravo, já definia a condição de exclusão social e, portanto, educacional. Mesmo havendo reduzidos espaços de liberdade, esses não foram suficientes para uma emancipação social. A escravidão, muito mais que um sistema econômico, foi um processo de educação pelo medo, que disciplinou condutas, definiu hierarquias sociais, forjou sentimentos e valores. Essa é uma história de exclusão, de desigualdades sociais, de discriminação e subtração da cidadania, que se reflete ainda no século XXI.

Palabras clave : Educação dos Escravos; Exclusão Social; Domínio da Linguagem Escrita.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )