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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

BASTOS, Maria Helena Camara. A educação dos escravos e libertos no Brasil: vestígios esparsos do domínio do ler, escrever e contar (Séculos XVI a XIX). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.743-768. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-15.

O presente texto analisa diversos indícios de estratégias e dispositivos que envolveram a instrução/escolarização dos escravos e dos libertos, no período colonial e imperial no Brasil (1500-1889). Enfoca, especialmente no século XIX, exemplos de escravos e libertos que aprenderam a ler, escrever e contar, alguns chegando ao ensino superior e tornando-se docentes, expressando suas ideias pela imprensa. Para falar sobre esse tema, precisamos ter em mente que ser escravo, já definia a condição de exclusão social e, portanto, educacional. Mesmo havendo reduzidos espaços de liberdade, esses não foram suficientes para uma emancipação social. A escravidão, muito mais que um sistema econômico, foi um processo de educação pelo medo, que disciplinou condutas, definiu hierarquias sociais, forjou sentimentos e valores. Essa é uma história de exclusão, de desigualdades sociais, de discriminação e subtração da cidadania, que se reflete ainda no século XXI.

Palavras-chave : Educação dos Escravos; Exclusão Social; Domínio da Linguagem Escrita.

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