SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro e a implantação do Ensino Superior em Uberaba (Minas Gerais, Brasil) na década de 1950A educação comparada: um contexto da escola primária no período de 1889 a 1930 em Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso a partir das mensagens de Estado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SANI, Roberto. Para uma história da infância e sua educação na Itália contemporânea. Interpretações e perspectivas de pesquisa. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.808-862. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-18.

A história da educação infantil e da infância conheceu, na Itália, um verdadeiro desenvolvimento somente nos últimos quarenta anos. A origem de tal atraso são colocados em vários factores. Em primeiro lugar, a prevalência, até que os setenta anos, como parte da historiografia italiana, a matriz derivada do ético-político - idealista de Hegel, que não tenham ainda sido capaz de evitar a formação de historiadores marxistas. Em segundo lugar, o grave atraso no histórico- pedagógico - levando tempo demais sendo confinados dentro dos limites estreitos da história das doutrinas teorias pedagógicas e filosóficas da educação - tem desenvolvido a sua própria identidade, autonomia, características culturais, epistemológicos metodologias e estruturas conceituais próprias do levantamento historiográfico. Esta contribuição é baseada na consciência de que a história da infância - para o personagem objeto «indescritível» a ser estudado e colocou-a em uma área de fronteira entre diferentes setores e campos de pesquisa - envolve uma abordagem complexa e multi- facetada, capaz de permitir diferentes níveis de análise e leitura; exige, portanto, a entrada de várias habilidades historiográficas em perspectiva interdisciplinar (história social, a de instituições e práticas de ensino, mas também a história das mentalidades, processos culturais, etc.). É composto por duas partes distintas, e pretende concentrar-se nas investigações realizadas, a situação atual e desenvolvimentos futuros no campo da pesquisa. Na primeira parte, após a apresentação de uma extensa revisão das pesquisas e estudos dedicado à história da educação infantil e da infância publicada na Itália nas últimas décadas, o autor investiga certas questões relativas à metodologia e historiografia desses estudos. Em particular, ele se concentra em determinados temas e questões da história da infância e da sua educação ainda pouco ou não investigado por estudiosos, bem como a tendência comum em diversas contribuições têm surgido nas últimas décadas para definir e interpretar os acontecimentos históricos de’ infância com base em uma abordagem de «modelos» derivando um pouco de forma acrítica das ciências sociais, o que, na evidência dos fatos, não parecem ter devidamente em conta a complexidade dos processos de ensino e histórico-culturais que afetaram a península. Na segunda parte do trabalho, a fim de facilitar a expansão e o aperfeiçoamento da investigação histórica sobre este assunto, o autor tem como objetivo ilustrar a importância de certas rotas de pesquisa e algumas fontes ainda pouco ou nunca usadas, por estudiosos para aprofundar a história de sua infância e educação na Itália contemporânea (séculos XIX-XX). No que diz respeito a este aspecto, é dada especial atenção ao papel - ainda em grande parte a ser explorado - exercida pela Igreja Católica e na assistência da infância religiosa e civil, como a construção de um certo imaginário infantil em mundo adulto.

        · resumo em Inglês | Italiano     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )