SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Para uma história da infância e sua educação na Itália contemporânea. Interpretações e perspectivas de pesquisa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BOTH, Sérgio José  y  ARAUJO, José Carlos Souza. A educação comparada: um contexto da escola primária no período de 1889 a 1930 em Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso a partir das mensagens de Estado. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.863-888. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-19.

Este artigo tem o objetivo de comparar a institucionalização da escola primária nos três estados, com a finalidade de emitir conceitos comparativos, a partir das Mensagens dos Presidentes, observando as categorias de análise que perpassam pelo ideário político educacional da escola primária, no período de1889 a 1930. E analisar a escola primária, no início do Período Republicano, a partir da Educação Comparada, na configuração política educacional maranhense, mineira e matogrossense, no período de 1889 a 1930, por meio das Mensagens de governo e, ainda, analisar os avanços das reformas educacionais, a organização do ensino primário, desenvolvidos nos três estados na instalação dos grupos escolares sendo no Maranhão em 1903, Minas Gerais em 1906 e somente no Mato Grosso em 1910. As Mensagens direcionam o discurso, a mudança política do Poder Executivo e o procedimento administrativo do governo, envolvendo as categorias intraescolar e extraescolar.

Palabras clave : Escola Primária; Período Republicano; Mensagens.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )