SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Between tones and shades of memories: itineraries of teachers in primary schools of Caxias do Sul/RS (1920-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

CIVERA CERECEDO, Alicia. Entre o pasado, o presente, a memória escolar e a História Oral: a pedagogía española na Educação Normal no México através do exílio. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.902-925. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-2.

A história oral é uma metodologia útil na análise da cultura escolar e na construção da memória da escola. Neste texto, analiso como os envolvimentos presentes em entrevistas evocam o passado e negociam significados a partir de suas preocupações e circunstâncias particulares. Busco compreender como foram apropriadas ideias e modelos da pedagogia espanhola no princípio do século XX no interior de uma Escola Normal na cidade de Pachuca, no México, nos anos quarenta e cinquenta do século XX, através do trabalho de três professores exilados da ditadura de Francisco Franco. Para isso, realizaram-se entrevistas coletivas e individuais com ex-alunos desses professores e observações etnográficas que permitiram ir do passado ao presente e vice-versa. A História Oral permite captar de maneira especial componentes muito importantes de toda a relação pedagógica: ser em boa parte uma atividade de tipo oral e caracterizar-se por ser uma relação afetiva. Ambas as coisas podem ser captadas pela conversação, que mostra como as tradições pedagógicas são apropriadas sem que necessariamente haja uma explicitação racional a respeito, mas que se veem refletidas nas identidades e formas de atuar dos estudantes.

Keywords : História Oral; Escola Normal; Memórias docentes e Discentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )