SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Entre el pasado, el presente, la memoria escolar y la historia oral: la pedagogía española en la educación normal en México a través del exilioMemoria de la educación y de la escuela Lasaliana: una colección de fuentes orales en construcción (2002-2016) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

LUCHESE, Terciane Ângela. Entre tons e matizes de memórias: itinerários de docentes no ensino primário em Caxias do Sul/RS (1920-1960). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.926-952. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-3.

O presente texto analisa matizes dos itinerários formativos e das práticas educativas vivenciadas no ensino primário em escolas de Caxias do Sul/RS a partir das memórias de docentes que nasceram nas duas primeiras décadas do século XX. A partir da seleção de entrevistas com cinco professoras, todas elas formadas para atuarem como docentes do ensino primário, o objetivo foi compreender a formação e a atuação, os fazeres e os saberes que, rememorados, permitem entender nuances históricas da escolarização. O conjunto de entrevistas somadas à legislação, jornais, circulares, atas, correspondências e relatórios, compõem o campo empírico que, com a análise documental e o apoio teórico da História Cultural, permitem tematizar as práticas educativas de docentes entre os anos 1920 e 1960, entre formação e atuação.

Palabras clave : Formação de Professores; Práticas Educativas; Memórias Docentes; História Oral; Ensino Primário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )