SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Entre o pasado, o presente, a memória escolar e a História Oral: a pedagogía española na Educação Normal no México através do exílioMemória da educação e da escola lassalista: um acervo de fontes orais em construção (2002-2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

LUCHESE, Terciane Ângela. Entre tons e matizes de memórias: itinerários de docentes no ensino primário em Caxias do Sul/RS (1920-1960). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.926-952. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-3.

O presente texto analisa matizes dos itinerários formativos e das práticas educativas vivenciadas no ensino primário em escolas de Caxias do Sul/RS a partir das memórias de docentes que nasceram nas duas primeiras décadas do século XX. A partir da seleção de entrevistas com cinco professoras, todas elas formadas para atuarem como docentes do ensino primário, o objetivo foi compreender a formação e a atuação, os fazeres e os saberes que, rememorados, permitem entender nuances históricas da escolarização. O conjunto de entrevistas somadas à legislação, jornais, circulares, atas, correspondências e relatórios, compõem o campo empírico que, com a análise documental e o apoio teórico da História Cultural, permitem tematizar as práticas educativas de docentes entre os anos 1920 e 1960, entre formação e atuação.

Palavras-chave : Formação de Professores; Práticas Educativas; Memórias Docentes; História Oral; Ensino Primário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )