SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Memoria de la educación y de la escuela Lasaliana: una colección de fuentes orales en construcción (2002-2016)Recuerdos de la escuela: profesores laicos narrativas en el medio rural de las escuelas étnicas en la ciudad de Pelotas, Brasil (1940-1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

OTTO, Claricia  y  KANTOVITZ, Geane. Memórias das Irmãs Catequistas acerca de suas práticas docentes (Santa Catarina, Brasil, 1930-1960). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.980-1005. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-5.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a ação docente de religiosas da atual Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas (CICAF), em escolas primárias de Santa Catarina, no período entre 1930 e 1960. Toma como fonte principal as memórias de dez religiosas dessa congregação, as quais são professoras aposentadas com idade entre 77 e 94 anos. Mantendo uma relação ativa com o passado, as memórias são compreendidas na perspectiva da memória coletiva, segundo Halbwachs (2006). Nessa direção, são relatos individuais carregados de uma experiência coletiva e de uma visão de educação, tornada possível em determinada época. A análise permite evidenciar aspectos do cotidiano escolar daquele período e inferir que essas professoras tiveram papel fundamental na constituição de determinada cultura escolar, especialmente no que concerne ao vínculo com a religião católica na escola laica.

Palabras clave : Memórias; Irmãs Catequistas Franciscanas; Cultura escolar; Identidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )