SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Memorias de las Hermanas Catequistas acerca de sus prácticas docentes (Santa Catarina, Brasil, 1930-1960)Memorias de escuela en colonias agrícolas judaicas en Rio Grande do Sul: narrativas orales del acervo del Instituto Cultural Marc Chagall (1904-1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

WEIDUSCHADT, Patrícia  y  AMARAL, Giana Lange do. Memórias escolares: narrativas de professores leigos no contexto rural das escolas étnicas do município de Pelotas, RS (1940-1960). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1006-1030. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-6.

Este artigo discute narrativas de professores leigos que atuaram em escolas isoladas e multisseriadas nas décadas de 1940-1960 no município de Pelotas, RS. Cabe destacar que neste período muitas escolas eram atendidas por professores leigos, ou seja, sem formação pedagógica para a docência. A análise se constitui a partir de quatro entrevistas que foram realizadas para pesquisas diferentes, mas possuem especificidades em comum: os professores são pertencentes à etnia pomerana alemã e a religião luterana. O pertencimento étnico religioso é analisado e apresentado como demarcador da formação desses docentes, o qual legitima a atuação profissional pelas comunidades no contexto, justificando a longa permanência deles nessas escolas. Da mesma forma, orienta as práticas pedagógicas entrelaçadas pela religiosidade e pela ideologia nacionalista. Neste sentido, os conceitos de memória e identidade buscaram problematizar as narrativas entendendo que são construídas coletivamente e reelaboradas no tempo presente.

Palabras clave : Memória; Professores Leigos; Escolas Étnicas e Rurais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )