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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

WEIDUSCHADT, Patrícia  e  AMARAL, Giana Lange do. Memórias escolares: narrativas de professores leigos no contexto rural das escolas étnicas do município de Pelotas, RS (1940-1960). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1006-1030. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-6.

Este artigo discute narrativas de professores leigos que atuaram em escolas isoladas e multisseriadas nas décadas de 1940-1960 no município de Pelotas, RS. Cabe destacar que neste período muitas escolas eram atendidas por professores leigos, ou seja, sem formação pedagógica para a docência. A análise se constitui a partir de quatro entrevistas que foram realizadas para pesquisas diferentes, mas possuem especificidades em comum: os professores são pertencentes à etnia pomerana alemã e a religião luterana. O pertencimento étnico religioso é analisado e apresentado como demarcador da formação desses docentes, o qual legitima a atuação profissional pelas comunidades no contexto, justificando a longa permanência deles nessas escolas. Da mesma forma, orienta as práticas pedagógicas entrelaçadas pela religiosidade e pela ideologia nacionalista. Neste sentido, os conceitos de memória e identidade buscaram problematizar as narrativas entendendo que são construídas coletivamente e reelaboradas no tempo presente.

Palavras-chave : Memória; Professores Leigos; Escolas Étnicas e Rurais.

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