SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Memórias escolares: narrativas de professores leigos no contexto rural das escolas étnicas do município de Pelotas, RS (1940-1960)O município pedagógico e a constituição do sistema educacional municipal no período da intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), em Bagé/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ALMEIDA, Dóris Bittencourt  e  GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi S.. Memórias de escola em colônias agrícolas judaicas no Rio Grande do Sul: narrativas orais do acervo do Instituto Cultural Marc Chagall (1904-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1031-1054. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-7.

Esta pesquisa situa-se no campo da História da Educação, em suas interfaces com as discussões referentes à constituição de Acervos, Memória e História Oral. Elegem-se como documentos narrativas de memória portadoras de informações que nos permitem um maior entendimento das histórias do povo judeu, desde seu processo de emigração da Europa até a chegada ao Brasil, como imigrantes, em um recorte que enfatiza a educação. O estudo tem como objetivo investigar alguns aspectos acerca dos processos de escolarização dos primeiros imigrantes judeus, todos eles da etnia azhenazim que se fixaram em colônias agrícolas no RS, especialmente em Phillippson e Quatro Irmãos, entre 1904 até o final da década de 1930. Por meio das narrativas de memória de alguns sujeitos que viveram sua infância naquelas comunidades, procura-se recompor uma História acerca das primeiras escolas nesse espaço e tempo determinados. Para entender a educação dos judeus residentes nas colônias agrícolas, foi preciso romper com o paradigma moderno, que privilegia as grandes narrativas como ícones do passado, sustentado pela documentação escrita. Foi preciso valorizar o indivíduo anônimo, em um contexto amplo da história de cada vida já registrada em um Acervo de memória oral. Baseamo-nos para isso em discussões acerca da História Oral como metodologia (AMADO e FERREIRA, 2002) e nos estudos da memória como documento histórico (BOSI, 1987), (ERRANTE, 2000). As narrativas visibilizam elementos, tais como o significado da escola para o povo judeu, as dificuldades de acesso e locomoção à escola, a presença de crianças de origem não judia na escola e, sobretudo, o papel da Jewish Colonization Association, conhecida no Brasil como ICA, e seu papel determinante no apoio aos processos de escolarização do Imigrantes Judeus.

Palavras-chave : História da Educação; História Oral; Educação dos Judeus; Memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )