SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3El municipio pedagógico y la constitución del sistema educativo municipal en el período de la intendencia de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), en Bagé/RSLa dualidad de la escuela brasileña en la primera mitad del siglo XX: registros del INEP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GONCALVES, Andressa Lariani Paiva  y  SCHELBAUER, Analete Regina. A cultura escolar e a formação de professores em Cianorte/PR: da institucionalização às práticas e saberes pedagógicos (1957-1964). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1078-1100. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-9.

O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa que objetivou investigar a história da institucionalização do ensino normal regional no Município de Cianorte-PR, entre as décadas de 1957 e 1964. O recorte temporal engloba os marcos de abertura e encerramento das atividades da instituição. O expressivo acervo documental encontrado e a constatação de um emergente movimento de historiadores da educação em salvaguardar os acervos documentais escolares possibilitaram a implementação de um inventário de fontes, que, além de oferecer subsídio para esta e outras pesquisas, contribui para o resguardo do patrimônio documental escolar da cidade de Cianorte. Neste, caracterizamos o contexto de implantação da Escola Normal Regional Silva Jardim -ENRSJ- e identificados aspectos inerentes à cultura material escolar e a maneira como os sujeitos se exteriorizavam no tecido social, evidenciando a participação do corpo docente e discente da instituição.

Palabras clave : Escola Normal Regional; Cultura Escolar; Formação de Professores; Cianorte-PR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )