SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3La cultura escolar y la formación de profesores en Cianorte/PR: de la institucionalización a las prácticas y saberes pedagógicos (1957-1964)De la “cultura integral” a la cultura como integración. Análisis de los Planes de Enseñanza Secundaria en Uruguay (1935-1963) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes. A dualidade da escola brasileira na primeira metade do século XX: registros do INEP. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1101-1117. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-10.

Este artigo tem o objetivo de explicitar as explicações sobre a dualidade da escola brasileira formuladas pelos intelectuais/pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, na primeira metade do século XX. Com este propósito foram analisados vinte e cinco trabalhos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP, no período de 1944 a 1964, identificados com o descritor qualidade do ensino. Tendo como referência os aportes teóricos e metodológicos formulados por Wolf Lepenies para a história intelectual, foram considerados o contexto histórico, o contexto institucional e o contexto cognitivo do discurso educacional publicado na REBP no período considerado, tornando possível evidenciar que as pesquisas realizadas no INEP na primeira metade do século XX identificaram, na origem da escola pública brasileira e na desigualdade social, a persistência histórica da desigualdade educativa e da dualidade da escola neste país.

Palabras clave : INEP (1944/1964); Dualidade da Escola; História Intelectual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )