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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes. A dualidade da escola brasileira na primeira metade do século XX: registros do INEP. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1101-1117. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-10.

Este artigo tem o objetivo de explicitar as explicações sobre a dualidade da escola brasileira formuladas pelos intelectuais/pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, na primeira metade do século XX. Com este propósito foram analisados vinte e cinco trabalhos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP, no período de 1944 a 1964, identificados com o descritor qualidade do ensino. Tendo como referência os aportes teóricos e metodológicos formulados por Wolf Lepenies para a história intelectual, foram considerados o contexto histórico, o contexto institucional e o contexto cognitivo do discurso educacional publicado na REBP no período considerado, tornando possível evidenciar que as pesquisas realizadas no INEP na primeira metade do século XX identificaram, na origem da escola pública brasileira e na desigualdade social, a persistência histórica da desigualdade educativa e da dualidade da escola neste país.

Palavras-chave : INEP (1944/1964); Dualidade da Escola; História Intelectual.

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