SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The duality of the brazilian school in the first half of the 20th century: records of INEPWomen education and teaching in Brazil in the XIX Century: advances and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

BORDOLI, Eloísa. Da “cultura integral” à cultura como integração. Análise dos Planos de Ensino Médio em Uruguai (1935-1963). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1118-1145. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-11.

Este artigo tem por objetivo o estúdio dos documentos curriculares do Ensino Médio (EM) em Uruguai no período 1935-1963. Dois acontecimentos marcam o recorte temporal: a segregação do EM da Universidad de la República e a implementação de um novo projeto curricular. Estes acontecimentos, de natureza diversa, marcam uma nova institucionalidade bem como o deslocamento e a condensação de novas formas de compreender o EM, o valor da cultura e o lugar que ocupam os sujeitos da educação. Os significantes reforma e cultura aparecem associados ao EM a partir da sua configuração como ente autônomo. Os planos e programas são expressões de estes deslocamentos de sentidos e do lugar diferencial que professor, estudante e cultura irão adquirindo na doutrina do EM. Metodologicamente se trabalha com elementos dos planos de estudo e documentos oficiais do período.

Keywords : Ensino Médio; Curriculum; Reforma.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )