SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3From an integral culture to culture as integration. An analysis of study plans in Secondary Education in Uruguay (1935-1963)Textbooks for a new school scholastic: the MEC books of General History author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

GATI, Hajnalka Halász  and  MONTEIRO, Ivanilde Alves. Educação e docência feminina no Brasil do Século XIX: avanços e desafios. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1146-1169. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-12.

Este estudo busca historicizar a educação feminina em um determinado momento histórico, especificamente no final do século XIX, a partir das ideias presentes no mundo, no Brasil e em Pernambuco. Está inserido em uma investigação mais ampla sobre a formação docente feminina desde seu início até o limiar do século XX. Tem caráter bibliográfico e documental, com base em fontes, autores, documentos, jornais e periódicos com o objetivo de (re)construir aspectos da realidade social pernambucana relativos ao tema, através do ambiente social, que apontava para uma “comunidade de sentido”, uma preparação da sociedade para a aceitação de novas ideias que se pretendiam "modernas". Essa movimentação social se fez de baixo para cima, pela livre difusão das ideias, pelo convencimento, com farto uso da imprensa e por ações educativas, revelando a crença nos poderes da educação para a implantação de uma desejada sociedade moderna, fundada na urbanização e industrialização.

Keywords : Mulher; Educação; História; Docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )